Grão-Mestre
Delegação Portuguesa
Príncipe Emanuel Filiberto
Capítulo em Roma
Duas casas Reais
 

A Casa Real de Saboia é a Casa Reinante mais antiga da Europa e tem diversas Ordens Dinásticas que trabalham pro bono em prol das 30 obras de beneficência em todo o mundo.

O actual chefe da Casa de Itália é S.A.R. o Príncipe Vítor Manuel de Saboia, Duque de Saboia, Príncipe de Nápoles e Grão-Mestre de todas as Ordens de sua Casa.

Fundada em 1434, por Amadeu VIII, I Duque de Saboia.

Começou por ser uma Ordem Religiosa e depois Militar.

Em 1572 por Bula Papal e decisão do Sumo Pontífice foi reunida a esta, a Ordem de S. Lázaro de Jerusalém, a primeira das Ordens da Terra Santa, fundada cerca do ano 1000. Hoje esta Ordem tem propósitos de trabalho em prol dos mais necessitados, contando com um Corpo de Voluntários que exercem tarefas junto dos peregrinos. Temos quase 100 membros, em Portugal, entre cavaleiros e Damas.

Ordem S. Mauricio e S. Lázaro
Ordem de Mérito

Fundada por S.A.R. Vítor Manuel IV de Saboia em 1988, com o objectivo de premiar e reconhecer o mérito cientifico, artístico, humanitário (e outros) de cidadãos do mundo.

Visa também agraciar individualidades que trabalhem ou cooperem com a Casa Real de Saboia ou com a Ordem dos Santos Maurício e Lazaro.

Ordem da Stssª Anunciação

Ordem mais restrita da Europa, fundada em 1362 por Amadeu VI, Conde de Saboia, concedida exclusivamente por feitos de armas, serviços à Igreja Católica ou a Príncipes e Chefes de Casa.

O último português a ser Cavaleiro desta Ordem, foi S.A.R. Dom Duarte Nuno de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal (1907-1976).