Paço de Abrançalha, Apartado 43

2200-006 Abrantes

 PORTUGAL

Telefone:  00351 241 332 370

Telemóvel:  00351 965 647 495

f

Fale Connosco,
deixe aqui a sua mensagem por favor

COPYRIGHT 2016  |  Delegação Portuguesa das Ordens Dinásticas da Casa Real de Sabóia ©

Web-Design criado por:

CCC_IMPACT DESIGN

 HISTÓRIA

da Casa Real de Sabóia

Falta aqui um texto

A Ordem Suprema da Santíssima Anunciação é uma ordem de cavalaria fundada, em 1362, por Amadeu VI Conde de Saboia, sendo a sua divisa F.E.R.T. (Fortitudo ejus Rhoduim tenuit), que, traduzindo do latim, quer dizer: a Fortaleza livrou a Rodes. Segundo nos informa o Conde D. Jerónimo de Gubernatis, no Compendio Genealógico da Real Casa de Saboya, de 1682, esta Ordem foi criada para recordar a preciosa ajuda militar de Amadeu V de Saboia à Ordem de S. João de Jerusalém, que salvou Rodes dum cerco maometano no século XIV.

Todas estas Ordens são designadas de «ordens de colar», em alusão ao respetivo distintivo.

 

Em Portugal, desde o século XIV até hoje, apenas foi concedida esta condecoração a treze personalidades. Foram elas Suas Majestades Fidelíssimas os Senhores D. Fernando, D. Pedro V, D. Luís I, D. Carlos I e D. Manuel II. Os Infantes Reais D. Augusto, D. Afonso e ainda S.A.R. o Senhor Duque de Bragança, D. Duarte Nuno Gabriel de Bragança, que foi o último condecorado português. O Palácio Real da Ajuda, em Lisboa, tem dezenas de retratos a óleo de cavaleiros com esta superior distinção.

 
 
Grão-Mestre

S.A.R. Príncipe Real Vítor Manuel de Saboia nasceu em Nápoles a 12 de Fevereiro de 1937, filho de Sua Majestade o Rei Umberto II e de S.A.R. a Princesa e Rainha Maria José.

Vítor Manuel de Saboia foi o único filho masculino de Suas Majestades e, assim, Príncipe Herdeiro.

 

Em 1946, o Rei de Itália, Seu Pai, exila-se em Portugal, trazendo toda a sua Família, primeiro para Sintra e, depois, para Cascais, onde residem na “Villa Italia”, em frente ao mar. São muito bem acolhidos pelo governo português da época. O Príncipe Herdeiro reside diversos anos em Portugal e ainda na Suíça com Sua Mãe.

 

A Chancelaria régia de todas as Ordens Dinásticas da Casa Real de Saboia, funcionou quase até 1983, em Cascais, onde o Rei Umberto II mandou redigir diversas obras, entre as quais se destacam os dois volumes Elenco dei Cavalieri dell´Ordine Supremo della SS. Annunziata (1362-1962) e sua História, publicada em Cascais em 1962, por Vittorio Prunas Tola, sobre a Ordem Suprema da Santíssima Anunciação (O.S.S.A.), a mais alta condecoração italiana.

Principe Emanuel Filiberto e a Princesa Clotilde de Saboia com a Princesa Vitória
Grão-Mestre
Principe Vítor Manuel IV de Saboia e a Princesa Marina de Saboia

Nas palavras proferidas pelo Santo Padre Pio XII a 28 de Dezembro de 1939, ao Rei de Itália: La SS. Annunziata gode profondere i tesori della Sua grazia sulla Reale Famiglia, la cui prosápia si onora di venerarla come la più alta insegna del suo culto cavalleresco.

 

Em 1970, o Príncipe Herdeiro casa com a Excelentíssima Senhora Dona Marina Ricolfi Doria, de família suíça com origens em Itália. Deste matrimónio, do Príncipe Herdeiro e Sua Mulher, nasce em 1972, em Genebra, S.A.R. Manuel Filiberto de Saboia, Príncipe do Piemonte e de Veneza, único filho do casal, actual Presidente da Associação Internacional Cavaleiros Ordens Dinásticas de Saboia, com descendência.

 

Desde a morte do Rei Umberto II, em 1983, que Sua Alteza Real o Príncipe Vítor Manuel é o Chefe da Casa Real de Itália, dedicando-se com grande paixão ao desenvolvimento das actividades de ajuda humanitária em prol dos mais pobres, doentes e crianças.

 

Actualmente é o XXVIII Grão-Mestre da Ordem Suprema da Santíssima Anunciação, XVII Grão-Mestre da Ordem dos Santos Maurício e Lazaro e VI Grão-Mestre da Ordem Civil de Saboia.